Thomas Edison: Mini Biografia do Grande Inventor



Thomas Edison foi um grande inventor que revolucionou nossa forma de viver nos dias atuais, desde a criação da lâmpada elétrica até um monte de outras invenções que revolucionaram tanto sociedade quanto também nossa forma de lazer nos dias atuais.

Thomas alva Edison nasceu em 11 de fevereiro de 1847 em Milan, Ohio. Além de grande inventor ele também foi um importante empresário que patenteou e financiou diversas invenções. Edison nasceu em uma família de renda instável na qual seu pai sempre fazia o que podia para conseguir dinheiro, sua mãe era uma ex-professora, essa mesma tinha sete filhos no qual algumas morreram, sendo Edison o mais novo.

 Em 1853, sua família se muda para Port Huron, onde Edison é matriculado em uma escola, onde depois de uns três meses é expulso por “fazer perguntas demais e não fazer às atividades administradas em sala ou mandadas para casa”. Com isso sua mãe começa a ensina-lo em casa, onde Thomas começa a se interessar por ciências, matéria na qual ele tinha mais interesse do que as demais. Durante esse tempo também montou um laboratório em seu no seu porão, que de vez em casa em quando tremia sua casa.

Quando ficou um pouco maior, ele tentou arranjar um emprego no qual depois de um tempo conseguiu em um comboio que fazia ligação entre Port Huron e Detroit, como ardina, onde vendia jornais e outras coisas entro dos trens. Um guarda da estação o deixou ocupar um vagão vazio no qual ele guardava seus jornais e quando sobrava tempo praticava a leitura e experiências no laboratório que no qual ele havia montado sorrateiramente dentro do vagão.

Depois desse período Edison teve que trabalhar em outros locais, pois alguns imprevistos ocorreram durante seus experimentos, no qual seu laboratório quase fez explodir o gabinete se encontrava. Em um desses empregos que ele arranjou por aí, para não ser pego dormindo, ele criou um sistema elétrico que o enviava um sinal elétrico que envia um sinal elétrico de hora em hora (como se fosse um despertador).

E também inventou uma ratoeira elétrica que servia para caçar ratos em seu quarto.
Edison registrou seu primeiro invento aos 21 anos, o qual era uma máquina de votar, na qual futuramente virou base para ser as conhecidas urnas eletrônicas, então:

O primeiro contador:



O que futuramente se tornou: 






 Em 1869, mudou-se para New York, onde se estabeleceu profissionalmente como inventor independente. Dois anos mais tarde ele consegue vender um de seus inventos que no caso era um indicador automático de cotações da bolsa de valores, no qual faturou 40 mil dólares e ainda conseguiu um contrato com a “Wester union”.

No natal de 1871, casou-se com Mary Stilwell, que era uma de suas empregadas, que fazia o serviço de perfuração de fitas telegráficas. O inusitado é que ele pediu, ela em casamento batendo uma moeda em código Morse. No dia das núpcias, ao invés de fazer o que qualquer casal faria, Edison se esqueceu disso e foi trabalhar. eles tiveram 3 filhos, Doze anos depois do casamento Mary morreu. Porém Edison se casou novamente com Mina Miller, com qual também teve 3 filhos.

Em 1876, Edison já tinha um verdadeiro centro de pesquisas no qual mais se parecia com uma cidade industrial. No qual inventou a maior parte de seus equipamentos no qual patenteou vários.
Em 1887, ele inventou o fonógrafo, aparelho que tocava ondas sonoras com uma agulha. O aparelho teve sua primeira demonstração pública em 29 de novembro do mesmo ano. Esse aparelho permitia a gravação e reprodução de sons, o aparelho tinha um cilindro que era pressionado por uma ponta aguda, também tinha um diafragma que era uma membrana circular que transformava impulsos mecânicos em sons e vice-versa.



A  pessoa  que fosse usar esse aparelho teria que girar o cilindro manualmente, e então esse mesmo teria que falar no bocal, o que faria o diafragma vibrar, então aponta aguda criava um sulco (que é uma marca estreita e pouco cumprida) análogo na superfície do cilindro. Então a ponta aguda era trocada por uma agulha e então o cilindro era girado no sentido contrário. Então a máquina reproduzia o som, que era amplificado com um cone que ficava na superfície, a seguir as imagens dos avanços do fonógrafo:


Avanço

Em 1878, Edison se concentrou em criar luz a partir de energia elétrica, no qual foram necessárias milhares de tentativas e um enorme investimento. Em 1879, ele criou uma lâmpada que tinha como base, um fio de algodão que era parcialmente carbonizado. Então era instalado em um bulbo de vidro com vácuo. Então era aquecido com uma passagem de corrente elétrica até ficar incandescente.
Edison fez várias atualizações em diversas invenções, como por exemplo: o telefone e o fonógrafo. Na qual hoje em dia fazem parte da nossa vida sem nem ao menos nos darmos conta.

Em 1903, ele entrou em uma disputa comercial contra um outro cientista, chamado Nikola tesla. Na chamada “guerra das correntesna qual Edison defendia a corrente contínua (CC) e Nikola a corrente alternada (CA). Essa ultima mais barata e proveitosa. Para provar que acorrente alternada era perigosa, Edison matou diversos animais eletrocutados em público, inclusive um elefante chamado Thopsy, em 1903:

Fonte: Reprodução/History

Apesar dos testes elétricos em animais para poder provar seu ponto, no final quem acabou ganhando foi o Nikola Tesla com a chamada teoria da corrente alternada. Ele pode ter perdido essa “guerra”, porém ele teve outras várias contribuições para a humanidade e é isso que realmente importa.

Edison foi um grande homem, claro que teve seus altos e baixos. Mas é isso que o torna tão produtivo! Mesmo errando ele continuava a tentar. Certa vez ,quando era criança sua mãe recebeu uma carta do professor de Edison, que dizia que ele era um jovem com raciocínio lento, porém quando Edison perguntou o que estava escrito na carta, sua mãe respondeu que ela dizia que na verdade, Edison era um gênio e que deveria ter um ensinamento mais apropriado em casa, ou seja, nem sempre foi um gênio, ele teve que se tornar um!


Autor: Ronald Salignac
Contato: https://www.instagram.com/salignac16/

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais.
Deixe sua dica, sugestão ou elogio nos comentários.

Siga o Ciência em Mãos:

Instagram: https://www.instagram.com/cienciaemmaos/

Facebook: https://www.facebook.com/cienciaemaos

Comentários